terça-feira, 13 de março de 2012


   A cada dia que passa, mais e mais difícil se torna a "jornada" do adolescente na conquista do seu "eu".
   Quem sou eu? O que faço aqui? Qual é o meu papel no Mundo?
   Bem, a verdade é que essas perguntas nunca foram exatamente fáceis de se responder; porém agora, em tempos de crise, em tempos que nada na vida é simples e fácil, mais esburacada é a nossa trilha diária.
   Moro em Portugal e, como sou um ano mais nova, aos 14 anos tive que decidir para qual área na escola gostaria de ir. Como "aborrecente" que sou (como minha mae costuma dizer, nao sou adolescente, mas sim "aborrecente" porque estou sempre aborrecida e aborrecendo!), me sentia completamente perdida e desnorteada. Assim, escolhi ir para Ciências e Tecnologia (por ser a área com mais saída), apesar de me sentir mais atraída para a área das Letras e Humanidades. A verdade é que conforme o tempo foi passando maior e maior se tornava o meu desgosto e a minha desmotivação pelas ciências.
   Estou a mais de metade do 11º ano e deparei-me com uma das maiores decisões da nossa vida: para quais exames vou me inscrever?? Tomei, provavelmente, uma das atitudes mais arriscadas e corajosas (para não dizer louca!) que poderia tomar. Anulei as disciplinas específicas (BiGe, Fisica e Química, e Matemática) e me inscrevi nos exames de Geografia e MACS, de modo a que, no próximo ano, estarei no 12º de Humanidades.
    Talvez tenha cometido o maior erro da minha vida, talvez tenha feito a melhor escolha de todas. Não sei, só sei que agora sou muito mais feliz (apesar de ter 5 livros para estudar em menos de 3 meses!) e tenho certeza que, agora, estou a meio caminho de me encontrar, de saber quem realmente sou e o porque de estar aqui.

                                      Já pedi o meu desejo e ele é: SER FELIZ!


6 comentários:

  1. Corajosa, esses exames nao sao nada faceis, mas has de conseguir ;D

    ResponderEliminar
  2. Acho que fizeste muito bem. Foi uma decisão difícil e tiveste que optar entre a cabeça e o coração, ou seja, entre aquilo que era mais fácil (continuar) e entre aquilo que te apaixonava. Escolheste a segunda opção, coisa que devias ter feito há um ano atrás. Mas como vale mais tarde do que nunca, acho que optaste pelo melhor, e quero que saibas que terás todo o meu apoio e ajuda, sempre precisares <3 LY

    ResponderEliminar
  3. Anna, gostei muito deste texto, mas muito mesmo, inspirou-me um bocadinho e não foi nada aborrecido, apesar de achar piada à expressão da "aborrecente"! Espero que tenha sido a melhor escolha e já que vai de encontro ao teu desejo, aproveita! Boa sorte para os exames, vão correr bem! *

    M.

    ResponderEliminar